Buscar
  • Baldin Academy

Controle de produtividade para advogados


Sabe-se que um escritório de advocacia pode adotar uma rotina um tanto corrida, mas isso não deve ser a justificativa para diminuir a sua produtividade. Pensando nisso, vamos conferir algumas dicas que podem te ajudar a controlar a produtividade.

É possível ter a produtividade adequada para o escritório ao adotar estratégias interessantes, de forma a te auxiliar a superar os desafios e se tornando mais eficaz.

Ao lidar com uma nova advocacia, do ponto de vista moderno e inovador, vemos que os profissionais de direitos estão lidando cada vez mais com uma exigência maior – em especial, no que se refere ao empreendedorismo jurídico.

Se você já tem um contato com esse tipo de cenário, saiba que você deve estruturar o seu fluxo de trabalho de forma eficiente, de forma a afastar os obstáculos que diminuam o seu desempenho. Esse é o tipo de atitude que te concede destaque no mercado jurídico.

Dito isso, vamos conferir a seguir algumas dicas de controle de produtividade para advogados.

Primeiros passos para se tornar um advogado produtivo

Para ser um advogado produtivo é preciso ter disciplina e foco, claro, mas também planejamento. Para controlar a sua produtividade, é necessário que haja também o controle de prazos, atendimento, do setor financeiro e demais barreiras que o mundo jurídico apresenta.

A fim de evitar esse tipo de obstáculos você pode controlar a sua produtividade, aplicando técnicas que otimizam suas tarefas, sem desgaste e com bons resultados.

No entanto, sabemos que o dia a dia do advogado não é um mar de flores, e os imprevistos já são uma realidade. Para vencer esse tipo de obstáculo é preciso identificar quais os seus pontos que precisam de atenção especial para melhorar.

Principais desafios a serem superados

Diante do exposto, julgamos fundamental trazer os principais desafios que os advogados precisam superar para controlar a sua produtividade.

Cuidados com a gestão de tempo

A gestão do tempo é um dos assuntos que mais merece a sua atenção, enquanto advogado, sendo essencial para o controle de produtividade. Isso porque a sua atividade jurídica pode exigir muito cuidado, pois o trabalho lida com questões delicadas.

Pensando nisso, o comum é que os advogados queiram estar, a todo momento, por dentro daquilo que o escritório está fazendo. No geral, isso costuma gerar uma certa sobrecarga por parte dos funcionários.

As tarefas simultâneas são o exemplo ideal para o descontrole total do que está sendo feito no escritório, tendo em vista que impede um bom fluxo de trabalho e gera uma execução exclusiva em serviços que dão errado.

Nesse cenário, a gestão do tempo se faz necessária, a fim de não prejudicar o bom andamento do escritório, distribuindo corretamente as tarefas do trabalho.

Ter planejamento no setor financeiro

Outro ponto que é de suma importância para o seu escritório é o planejamento no setor financeiro. Quando o escritório não se preocupa com o planejamento financeiro, é provável que a equipe se desestimule por não haver um resultado aparente.

Com essas condições, o escritório precisa de uma motivação a mais para os profissionais em relação às suas tarefas. Inclusive, outro fator que acaba sendo comprometido com a ausência de planejamento financeiro é o fluxo do trabalho em si, que pode prejudicar o cumprimento de prazos.

Relação com os clientes

Por mais que você seja um advogado com muitos processos, é de suma importância que exista uma relação frequente com os clientes. Na verdade, esse é um dos fatores que mais importa na fidelização de clientes: um relacionamento com eles.

No entanto, as estratégias que fidelizam clientes exigem um certo tempo do advogado, a ponto de colocar em prática, logo, tirar um tempo antes da produtividade em si pode controlar melhor o seu desempenho.

Dicas que melhoram a produtividade de um escritório

Caso o seu escritório enfrente algum desafio que foi citado acima, ou outros que não foram lembrados aqui, é importante controlar a produtividade do seu dia a dia profissional.

Atente-se à procrastinação

Todos os advogados e funcionários que integram a equipe do seu escritório devem estar cientes dos métodos para melhorar a sua produtividade. Porém, de forma geral, o escritório deve adotar alguns objetivos e metas, com prazos bem definidos.

Caso você já tenha superado essa parte, saiba que o próximo passo é definir uma metodologia, como a Pomodoro, que trabalha em quatro ciclos, cada um com 25 minutos trabalhando e 5 min de descanso.

Após esses 4 blocos, o colaborador pode usufruir de uma pausa no período de 30 minutos. Mas claro que existem outras medidas a serem adotadas.

Uma delas é a retirada de qualquer dispositivo móvel por perto, sendo que o descanso não pode ser nos celulares, para não perder a concentração.

Tenha um planejamento

Ter um planejamento é imprescindível para controlar a produtividade do escritório, pois, assim, você sabe exatamente o que precisa ser feito para atingir alguma meta.

Ao falar sobre planejamento o único ponto que importa não é somente a delegação de tarefas, e sim ter em mãos todo e qualquer detalhe relevante sobre um caso em específico.

Dê prioridade às atividades que merecem

Algumas atividades se destacam em relação às outras, e por isso é importante que você dê prioridade às tarefas que merecem destaque. Essas atividades são as mais urgentes ou cruciais na rotina diária.

Inclusive, essa é uma dica para o momento do planejamento, ditando uma certa hierarquia entre as atividades.

A tecnologia deve ser a sua aliada

Por fim, lembre-se de que a tecnologia deve ser a sua aliada. Nesse cenário, adote, quando possível e necessário, softwares de gestão que possam ajudar a realizar as tarefas do escritório de forma eficiente.

Esse tipo de automação pode ajudar no planejamento das suas atividades jurídicas, as tornando mais práticas.

Onde aprender a controlar a produtividade?

Existem diversos cursos na internet que abordam conteúdos próximos a esses conceitos, porém, de forma livre. No entanto, a Baldin Academy é uma EdTech que surgiu com o intuito de auxiliar os advogados com uma abordagem mais próxima, e não oferecendo um único curso livre.

Assim, com a Baldin Academy, você poderá ascender e se destacar no mercado jurídico – que se torna, cada vez mais, competitivo com o passar do tempo. Então, hoje, você precisa ser um advogado diferenciado, com habilidades que não se limitem à advocacia.

Esse é o tipo de bagagem que você adquire com a Baldin Academy. Então, com os treinamentos de Legal Administration e Prospecção Legal, é possível se tornar um profissional de excelência.