Buscar
  • Baldin Academy

Como a matriz Swot ajuda a alavancar seu escritório de advocacia.


A matriz Swot é uma estratégia primordial para todos os escritórios de advocacia, mas você sabe quais os impactos positivos dessa ferramenta?

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas informações relevantes sobre o investimento de uma matriz Swot no seu escritório, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do negócio.

A priori, destaca-se que essa ferramenta tem como premissa a identificação dos problemas mais urgentes do escritório e como você pode solucionar essas questões.

Portanto, a finalidade da matriz Swot é melhorar a imagem do seu escritório, reduzindo o risco de ameaças e prospectar mais clientes.

Ademais, a matriz Swot também contribui para manter uma concorrência mais competitiva, se destacando em relação ao mercado de atuação.

Dito isso, vamos entender a seguir como é possível aplicar uma matriz Swot no seu escritório de advocacia.

O que é a matriz Swot?

A matriz Swot é uma ferramenta estratégica que envolve fatores tanto internos como externos que compõem um escritório – no presente caso, o seu escritório de advocacia.

Dessa maneira, através dos resultados dessa análise, você consegue identificar quais são os problemas que estão atrapalhando o seu desenvolvimento e sucesso no escritório.

Essa identificação é primordial para solucionar os problemas encontrados, mudando o atual cenário que o seu escritório se encontra.

Inclusive, é interessante destacar que a Swot é uma sigla que envolve as metodologias da análise, tais como:

· Strenghts: forças

· Weakness: fraquezas

· Opportunities: oportunidades

· Threats: ameaças

Como é feita a matriz Swot?

Como foi mencionado acima, o termo “Swot” se relaciona com a metodologia utilizada na matriz, e a sua consequente análise. Vamos conferir abaixo como é realizada uma matriz Swot.

Strengths ou Forças

Com a matriz Swot, você identifica quais são os pontos de forças do seu escritório que são responsáveis por existir um diferencial no que se refere ao desenvolvimento e crescimento.

O ambiente interno é o local em si, ou seja, são exemplos para escritórios de advocacia, a experiência dos sócios, o conhecimento dos profissionais da produção interna, os recursos financeiros, entre outros.

No entanto, já o ambiente externo diz respeito aos riscos e oportunidades que não dependem do escritório, e que não podem ser controlados pelo negócio, a exemplo das tendências da sua atuação.

Dito isso, é de suma importância definir alguns dos fatores internos que tornam o seu escritório um destaque no mercado, como os profissionais competentes da sua equipe.

Com isso, você pode pensar de forma estratégica como ocorrerá a exploração dessas características, de forma a gerar valor.

Weaknesses ou Fraquezas

Com a matriz Swot, você identifica quais são os pontos de fraqueza do seu escritório que são responsáveis pelo atraso no que se refere ao desenvolvimento e crescimento.

Ao falar sobre fraqueza estamos nos referindo aos elementos que conseguem interferir negativamente nas atividades exercidas no escritório.

Então, entram nessa análise os advogados que não são tão qualificados, a falta de atualização nas novas ferramentas jurídicas (softwares, por exemplo) e a demora nos processos de atendimento.

Logo, ao identificar essas fraquezas, você, na qualidade de gestor, deve traçar uma estratégia para reduzir alguns desses elementos.

Opportunities ou oportunidades

Aqui nas oportunidades você analisará os fatores externos, mas que beneficiam o desenvolvimento do seu escritório, servindo como um caminho para alcançar os seus objetivos.

Uma oportunidade seria a admissão de profissionais que já têm muitos clientes frequentes ou o sucesso nas demandas que lhe são propostas.

Ao contrário do que muitos pensam, a falência ou o simples baixo rendimento de outros escritórios, que são concorrência direta, também é uma oportunidade na matriz Swot.

Threats ou ameaças

Por fim, as ameaças também são fatores externos ao seu escritório, porém que ameaçam a expansão do seu escritório, além de poder trazer algum tipo de prejuízo.

No geral, as ameaças não são controladas, como escritórios inaugurados próximos ao seu, alterações legislativas (que desatualizam os profissionais) ou aumento dos impostos.

Outra ameaça que deve ser levada em consideração, e que damos destaque aqui, é a publicidade que não segue os padrões éticos estabelecidos pela OAB.

O marketing jurídico é um tema que está em alta, porém, nem todos priorizam a ética, e sim a prospecção de clientes, quando na verdade deve existir um equilíbrio entre esses fatores.

Qual a importância da matriz Swot?


Em suma, a matriz Swot é primordial para o seu escritório de advocacia, visto que é o ponto de partida para a elaboração de um planejamento concreto e eficaz.

Com essa análise, você pode criar um diagnóstico próprio do escritório, resultando em uma atuação de qualidade.

Essas e outras ferramentas para uma boa gestão são ensinadas na Baldin Academy, uma Edtech com o objetivo de trabalhar com educação executiva para advogados.

Você conhece a nossa Edtech? Esse e mais dezenas de outros conteúdos são lecionados pelos melhores profissionais da área de gestão. Nascemos com a missão de ajudar a acelerar a carreira dos advogados, capacitando os atuais e potenciais gestores de escritórios de Advocacia.