A era da advocacia amadora acabou

A fim de se destacar no ramo jurídico, é de suma importância que você esteja por dentro das novas tendências do mercado, tendo em vista que a era da advocacia amadora acabou.

Com o passar do tempo, muita coisa mudou no que se refere à advocacia, e você, como operador do direito, deve se reinventar sempre que possível.

Nesse cenário, as mudanças atuais no mercado exigem do profissional uma dedicação além do comum, e o advogado deve encarar esses desafios com coragem.

Ao contrário do que muitos pensam, as mudanças na advocacia não se limitam ao mundo virtual, bem como a sua presença no digital.

Dessa maneira, para se inserir e sobressair no mercado jurídico, é preciso esforço para diversas ferramentas e recursos, com a finalidade de elevar o seu nível profissional.

Confira abaixo algumas provas de que você deve se inovar e se inserir nesse novo mundo jurídico.

Evolução da advocacia na história mundial

A advocacia com certeza está entre as profissões mais antigas da nossa história.

Nas nossas raízes históricas, encontramos que a essência de nossa profissão é o combate à injustiça, bem como afirmar os direitos que foram violados.

No geral, vemos que essas raízes se encontram na Grécia, em Atenas, e depois em Roma, onde surge a técnica da ciência jurídica.

Já no Brasil, a advocacia surgiu após a independência e a defesa de seus ideais, por parte de Dom Pedro I.

Não há dúvidas de que, desde então, a profissão demonstra muita importância para a nossa sociedade, garantindo a defesa efetiva do nosso ordenamento jurídico.

Sem discussões políticas, vemos que o nosso texto constitucional de 1988 destaca o advogado como indispensável à administração da justiça.

Destaques nas mudanças da advocacia

A sociedade está em transformação o tempo todo, o que exige das profissões, no geral, uma certa adaptação à nova realidade.

Com a advocacia, isso não é diferente, tendo em vista que muitos aspectos mudaram, desde a forma que nos posicionamos, desde a exploração do mercado jurídico.

Novos elementos jurídicos tecnológicos

Com a evolução tecnológica, nos vemos hoje diante de diversos elementos e recursos tecnológicos que surgem para facilitar o dia a dia profissional.

Alguns processos físicos existem até hoje, mas em escassez e sem utilidade, visto que existe uma digitalização de todos os processos.

Ao falar de um advogado autônomo, é imprescindível destacar que é necessário utilizar novas tecnologias, e investir na sua presença digital, sendo um fator decisivo que transformou a advocacia.

Nesse cenário surgem os novos softwares jurídicos, a fim de lidar com os seus prazos, tarefas e a gestão geral de processos.

Novas oportunidades na advocacia

A evolução da tecnologia não implica somente na criação de novas ferramentas, mas também de novos cargos e novas formas de atuação no mercado.

Como exemplo disso, podemos citar como exemplo o Direito Digital, Direito das Startups ou até mesmo o Compliance.

O bacharel em Direito hoje não precisa, obrigatoriamente, advogar, afinal, existe um leque de opções que permite a sua atuação no mundo jurídico.

Relacionamento com os clientes

A relação humana é a chave para o seu sucesso, mas isso não significa que você não pode inovar esse método de relacionamento.

Como a maioria das pessoas está inserida no mundo digital, é possível automatizar esse relacionamento, em partes, com o objetivo de fidelizar os seus clientes.

A automação deve ocorrer em partes, pois você não pode esquecer o seu lado humano para lidar com um processo ou caso concreto.

Empreendedorismo jurídico

Por fim, trouxemos o empreendedorismo jurídico que é uma inovação em expansão no mundo jurídico.

Inclusive, o empreendedorismo jurídico não está limitado à criação de perfis ou compartilhamento de posts.

Ao utilizar as suas redes sociais da melhor forma e produzir conteúdos de qualidade, você pode iniciar a sua atuação como empreendedor(a) jurídico(a), sempre priorizando o respeito ao Código de Ética da OAB.

Você deve ter um posicionamento (imparcial) e parcerias com outros profissionais, além de ter organização e gestão do seu empreendimento.

A era da advocacia amadora realmente acabou, e agora você deve se apresentar como um profissional dinâmico e que se adapta com facilidade. Esteja preparado para se destacar no novo mundo jurídico. 

Você conhece a nossa Edtech? Esse e mais dezenas de outros conteúdos são lecionados pelos melhores profissionais da área de gestão. Nascemos com a missão de ajudar a acelerar a carreira dos advogados, capacitando os atuais e potenciais gestores de escritórios de Advocacia.

Baldin Academy

Compartilhe esse post